Saiba sobre a história da marcenaria

Olá,

A marcenaria é uma ocupação muito antiga, o marceneiro é uma das profissões mais antigas do mundo, até porque o homem usava a madeira para fazer diversas coisas nessa época, na verdade eles usavam a marcenaria para sobreviver. É claro que nessa época a marcenaria não era assim como conhecemos hoje, A marcenaria é uma ocupação é milenar.

Mas o que é a marcenaria? Esse é o trabalho de transformar a madeira em diversas coisas, pode ser objetos, artigos de decoração, móveis e muitas outras coisas. Essa profissão é ainda utilizada em todo o mundo, muita tecnologia já apareceu, mas nada conseguiu tirar o glamour dessa profissão e a necessidade dela. Neste artigo, vamos abordar um pouco sobre a história da marcenaria e dessa complexa profissão.

Segundo registros as marcenarias apareceram em meados de 1500 na Europa, é uma das profissões mais antigas e vem passando entre os séculos sem sofrer muita alteração. Até hoje a marcenaria é muito procurada e desde sempre sua principal função foi a fabricação de móveis como cadeiras, estantes, cômodas, guarda-roupa e outros utensílios.

Não se sabe muito sobre a história da marcenaria e como ela surgiu, o que sabemos é que ela é uma atividade antiga e que até hoje é muito comum. No geral os marceneiros eram homens muito criativos, até hoje essa profissão é de grande predominância de homens, mas existem sim mulheres que trabalham nessa área. A marcenaria é um trabalho muito artesanal que necessita de dedicação.

O interessante desse tipo de profissão é que a marcenaria é muitas vezes passada de pai para filho. Hoje já existem escolas de marcenaria, mas mesmo assim os pais passam muito do seu conhecimento para os filhos e isso transpõem gerações. Não existe uma formação necessária para ser marceneiro, até hoje, existem muitos cursos e o marceneiro pode se aprimorar, principalmente para aprender técnicas novas, mas o mais importante nessa profissão é ter sensibilidade e visão artística para que o projeto seja bonito e único e ainda cumpra sua finalidade.

Ferramentas de marceneiro

O marceneiro lida com várias ferramentas, no geral esse é um trabalho artesanal e por causa disso a maioria das ferramentas de marceneiro são manuais. Já existem máquinas de marcenaria especializadas no corte, no lixamento da madeira e outros. Entre os equipamentos utilizados pelo marceneiro estão:

* Formão;

* Desempenadeira;

* Serra;

* Tupia;

* e outras.

São muitas as ferramentas do marceneiro e podem variar muito dependendo do trabalho de cada um. O marceneiro precisa de muito cuidado e dedicação, pois o manuseio dos equipamentos é perigoso e pode até colocar a vida em risco, ele trabalha muitas vezes com objetos de corte.

O trabalho do marceneiro é muito importante e deve ser valorizado, ele trabalha produzindo materiais e objetos para o nosso dia a dia, muitas marcenarias também trabalham criando móveis planejados. Já falamos aqui diversas vezes sobre móveis planejados e de marcenaria, ela é muito importante para a decoração de uma casa, sem a marcenaria você não teria, por exemplo, móveis planejados na cozinha.

Sempre que precisar de um marceneiro lembre-se de sua história e do quanto ela é milenar, essa profissão é importante e precisa ser valorizada.

Vai reformar a sua casa? Contate-nos Status Marcenaria (11) 2594-8705.